quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma Mulher forte nos Bastidores - Rainha Ester  




O livro de Ester descreve a soberania e o cuidado de Deus para com o seu povo. Ele relata o grande livramento dado por Deus ao povo judeu na Pérsia. Embora o nome de Deus não seja mencionado no livro, cada página está cheia Dele.

A história de Ester (seu nome antigo Hadassa) é um exemplo clássico de como uma mulher pode ter influencia e poder agindo nos bastidores - e isso num tempo que era ainda mais dominado pelos homens do que hoje. Ester é uma heroína que salva o seu próprio povo do extermínio - sem espada, sem maldade mas com coragem, charme e sinceridade.


Sua história se passa na Mesopotâmia  durante o exílio do povo judeu. O rei persa Xerxes expulsa a sua esposa, Vasti - ela recusou-se a obedecer à autoridade masculina, o que é intolerável. Em sua busca por uma nova esposa, ele se agrada pela bela judia Ester, que é suficientemente sábia para seguir o conselho de seu primo Mardoqueu (Mordecai), que a orienta a não revelar ao rei sua verdadeira origem. Assim Ester se torna rainha na corte persa. Ali ela encontra Hamã, um ministro do rei que vê os judeus como estorvo e traça planos para dar cabo deles. Ele convence o rei a lhe outorgar plenos poderes, o que incluía a permissão de matar todos os judeus. Diante disso, Ester se vê forçada a agir. Ela sabe que arrisca  a sua vida a se apresentar diante do rei sem ter sido convocada. Mas ela tem outra escolha? a ação de Ester acontece quando Mordecai toma conhecimento dos planos contra os judeus.( Ester 4.1 - 5.8; 6-14- 8.17)

O monarca, então, assinou um decreto determinando que todos homens, mulheres e crianças que fossem judeus, fossem mortos e seus bens confiscados.

Ester toma conhecimento do decreto (Et 4.1) Prometeu pagar ao rei um suborno de dez mil talentos de prata (Et 3.9). 7): Quando os judeus tomaram conhecimento do decreto assinado pelo rei, se puseram a orar, jejuar e lamentar, deitando-se em pano de saco e cinza. Quando Ester viu aquilo, procurou saber do próprio Mardoqueu o porque daquela atitude. Ele deu a ela uma cópia do decreto assinado pelo rei e mandou dizer-lhe: “… quem sabe se para tal tempo como este chegas-te a este reino?” (Et 4.14).

Ester se dispõe a interceder pelo povo judeu (Et 4.16-5.8): Quando Ester tomou conhecimento do decreto que estava assinado pelo rei, se dispôs a ir à presença do rei, mesmo sem ser chamada; o que significa dizer que ela pôs a sua própria vida em risco. Ela se vestiu com trajes reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei. Vendo o rei à rainha Ester, estendeu para ela o cetro de ouro, que tinha na sua mão. Quando ela foi recebida pelo monarca, convidou-o para um banquete e denunciou o plano diabólico de Hamã (Et 7.1-6).

 O livramento dos Judeus (Et 8 e 9): Quando o rei Assuero tomou conhecimento dos planos de Hamã, tomou o seu anel e o deu a Mardoqueu; e chamou os escrivães para que escrevessem um edito, concedendo aos judeus o direito de se reunirem para defender as suas vidas, bem como para matar a todos os que os afligissem ou saqueassem os seus bens.

O livro de Ester termina com a narrativa do livramento dos judeus e o estabelecimento da festa de Purim, onde os judeus comemoram este grande livramento.

III – ASPECTOS DO CARÁTER DE ESTER

Deus sempre tem a pessoa certa, na hora certa, para realizar os seus propósitos. Ele nunca é pego de suepresa! Por isso, diante do perigo do extermínio do povo judeu, Ele já havia preparado alguém para que, no momento certo, pudesse agir. Ester foi alvo da escolha de Deus para este fim. Vejamos, então, alguns aspectos do seu caráter:

1. Submissão: Submissão é um dos requisitos necessários para aquele que deseja ser usado por Deus. Ester foi submissa, não só a Deus, mas também a seu pai adotivo e, posteriormente, a seu esposo Assuero (Et 2.10).

2. Devoção à Deus: A sua posição de rainha não afetou a sua vida de devoção a Deus. Quando ela soube do decreto assinado pelo rei, enviou mensageiros a dizer a Mardoqueu: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite e eu e as minhas servas também assim jejuaremos….” (Et 4.16). Duas lições podemos extrair daqui: 1ª Ela não só confiou no poder do sacrifício de jejum, como também se dispôs a jejuar, demonstrando assim, que a sua devoção à Deus não foi afetada depois de sua Ascenção à posição de rainha da Pérsia. 2ª Ela disse que as suas moças também jejuariam, o que nos leva a crer que elas aprenderam a confiar no Deus de Ester.

3. Humildade: Mesmo ascendendo à tão elevada honra, Ester não esqueceu do seu povo e de sua origem. Ela disse ao rei: “Porque fomos vendidos, eu e o meu povo…” (Et 7.4a). Além disso, ela disse ainda: “… se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia…” (Et 7.4b); o que significa dizer que, mesmo sendo rainha, ela se coloca em par de igualdade com o povo judeu. Isto é uma demonstração de humildade.

4. Confiança em Deus: Ao Comparecer à presença do rei sem ser chamada, Ester não só demonstra a sua confiança em Deus, bem como, a disposição para morrer, caso Ele não quisesse livrá-la (Et 4.16). Aquele que confia em Deus, não confia apenas no livramento que Ele pode dar, mas também na realização da vontade Dele (Dn 3.17,18; At 21.8-14).

IV – POR QUE ESTER FOI UMA RAINHA ALTRUÍSTA?

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra altruísta, quer dizer: “sentimento de quem põe o interesse alheio acima do próprio”, ou seja, uma pessoa altruísta está mais preocupada com o interesse do próximo do que com o seu. Assim sendo, altruísmo e´, acima de tudo, uma demonstração de amor, pois, o amor não busca os seus interesses (I Co 13.5).
Ester demonstrou altruísmo ao interessar-se pelo povo judeu, sendo capaz de arriscar a sua própria vida.

FONTE: extraída  do livro HISTÓRIAS DE MULHERES DA BÍBLIA
NO SITE: http://www.ensinodominical.com.br/ester-uma-rainha-altruista-3/, TEMA:

ESTER, UMA RAINHA ALTRUÍSTA

25/11/2010 as 10:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário