terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pronto Falei!

Olá Pessoal!

Vou contar a história do meu novo amiguinho! Uma história de superação! 



Há 7 dias (21/10/2014), meu marido comprou um periquito australiano machinho por estar com a perna quebrada, ele é arisco e está com sarna, meu marido comprou porque viu o periquito tristinho, magrinho e mal tratado ( só que eu não imaginava tanto). E toda vez que ele ia comer, os coleguinhas dele não deixavam comer direito, por causa da sua limitação. A vendedora disse que ele veio assim, quando ela fez a aquisição dos periquitos, ele sofreu acidente no transporte e ficou com a perninha quebrada.

O fornecedor queria mata-lo, porque ele disse ninguém compra animais com deficiência. Só compram animais em ótimas condições. A vendedora disse que não matasse, que deixasse vivo, que ela iria cuidá-lo.

Então o meu marido me ligou e falou sobre o periquito! Quando o meu esposo contou a história, eu fiquei furiosa com essas pessoas que tratam animal como se fosse uma mercadoria! E nós decidimos comprar ele, cuidar dele, dar amor! Comprei ele pra ficar ao lado da minha periquitinha australiana Azul - Branco que estava sozinha precisando de amigo! 


 
E o mais incrível, foi tudo na hora certa! Dar amor a quem realmente precisava!

Quando ele veio pra casa, ele ficou assustado e eu também. Eu só pensei que ele estava com a perna quebrada. Vi que ele estava muito mal tratado com muita sarna, ao redor do bico, até no nariz, na cloaca (órgão genital), na perninha e no pescoço. Ele veio muito magro e fraquinho!

A primeira coisa que fizemos foi cortar as asas dele, pois ele era muito arisco e com luvas o pegamos para fazer o tratamento das sarna (ele morde muito forte a ponto de machucar).

Então começamos a fazer o tratamento para sarna com a pomada Dolemil.

Gente! Pense em uma pomada boa! Está me ajudando um bocado no tratamento de sarna. Falarei mais sobre o Dolemil.

Demos cuidados a ele, fizemos um viveiro provisório, comida, agua. Ele mal conseguia comer. Eu fiquei com uma dó, que me segurei um monte pra não chorar. E disse pro meu marido, vamos fazer o possível pra ajudar ele!

Postei no facebook, sobre o meu bichinho, explicando tudinho, e algumas pessoas foram solidárias indicando veterinário especiais para aves, clínicas, etc

Meu marido ligou para a clínica e perguntou quanto custa para fazer a radiografia, a cirurgia, a diária do animal, tudo isso custa em torno de R$ 400 reais, e gente! Que absurdo isso, não tenho como pagar tudo isso!!!! No dia seguinte, fomos em outra clínica especializado para aves, levei o meu periquito em uma caixinha, para obter informações sobre a consulta, a radiografia e a cirurgia. E perguntei se podia fazer um preço camarada, expliquei que não tinha que pagar mais de 400 reais, mais que podia pagar preço acessível. 
A moça falou que o preço era esse e que não podia fazer nada (Nem sequer perguntou, para o médico! E o médico nem quis dar as caras, mas vi ele!!), pois o preço era o mesmo para animais de grande porte como papagaios, cachorros, gatos, camundongos. E disse mais:

- Ah! moça você deve levar em consideração, por ser a única clínica de que trata animais exóticos! 

Fiquei tão irritada, que deixei a moça no vácuo, e o meu marido continuou a conversa 

Meu marido perguntou o preço da consulta: R$ 80 reais (só pra olhar)
Se incluía a radiografia, caso precisasse. Não! tinha que pagar mais 80 reais para tirar Raio-X
Ela perguntou onde foi quebrado? Poxa! Ela não viu o meu bichinho quando chegou? Com a perninha torta? Caramba? 
Dai, o meu marido indignado mostrou a perna lesada.
Ela disse: - É vai precisar fazer uma cirurgia de pino que custa mais de 300 reais.  E a diária custa 30 reais. E talvez ele pode fazer fisioterapia...
Eu nem deixei a moça terminar, disse: - Vamos ver e depois conversaremos!

Chegamos em casa indignados com a situação e chegamos a uma conclusão que essas clínicas de animais estão nem ai pro seu bichinho! Só querem o seu dinheiro. Sei que devemos valorizar essa profissão, seus custos etc. Pois tenho amigos que são veterinários que ajudam mesmo! (Só não são especializados em aves e animais exóticos, triste isso) Mas eu achei demais, o mau atendimento, a insanidade dos veterinários em só querer ajudar animais de madames que podem pagar muito, para fazer um tratamento. Agora se fosse um cachorro vira-lata de rua atropelado, eles estavam nem ai!


E pesquisei em outras clínicas veterinárias e agropecuárias que nem sequer tem conhecimento com aves (e acham que sabe!) , algumas queriam amputar a perna do bichinho, que é um absurdo, pois está boa, pois o meu pássaro consegue mexer as garrinhas, pois é só verificar aonde está quebrada. 

Enquanto isso fomos para o facebook e tinha um rapaz que tinha uma empresa licenciada, que cuidava de pássaros silvestres e periquitos australianos ele pediu as informações sobre o meu periquito e já diagnosticou o problema: O meu periquito quebrou o quadril e que o osso já foi cauterizado, pois ele não sente mais dores e mexe as garrinhas com facilidade. Se ele fizesse a cirurgia de pino, ele sofreria, pois tinha que quebrar os ossos novamente e colocar no lugar, ou morreria de infecção, sendo que já sofreu bastante, e não queria que o pássaro corresse esse risco, e disse que não precisa amputar, ele é saudável. Só precisa adaptar o ambiente dele com acessibilidade e alimenta-lo bem.

Gente fiquei feliz pela resposta desse rapaz voluntário, ele me ajudou muito! Depois de 2 dias

Ele fez amizade com a nova amiguinha dele



Se alimenta bem, canta, brinca, dorme, pois se sente amado e está ao lado de pessoas e amigos que querem bem dele!

 

Um comentário: