segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gengivite

Olá meninas!

Gostaria de compartilhar com vocês sobre a saúde bucal. Como prevenir ou tratar a gengivite?

O que é Gengivite?

Gengivite - uma inflamação da gengiva - é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.


Imagem
Gengivite.


Como sei que tenho gengivite?
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.



Como posso prevenir a gengivite?
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.

Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:
  • Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
  • Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
  • Ir ao dentista regularmente
FONTE: http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Common-Concerns/Gum-Disease/article/What-is-Gingivitis-Signs-and-Symptoms.cvsp


Bem já passei por isso e é muito irritante, eu não podia comer macarrão com molho, por exemplo, pois me irritava, a minha gengiva ficava muito sensível, você quase não consegue mastigar, comecei a sentir os meus dentes pareciam que iam cair. Como naquela época não tinha como ir ao dentista, fui ao pronto socorro, o médico me receitou um anti-inflamatório, muito bom, pesquisei no site da Colgate, sobre a melhor escovação para o tratamento da gengivite e comecei o tratamento.

E como eu fiz o tratamento? Muito simples
  • Escova dental macia
  • Fita dental (é ideal para gengivas sensíveis por ser fina)
  • Pasta de dente total 12 sensitive da Colgate, ou o professional gengiva saudável.
Imagem
Imagem


Quanto à escovação, eu tive que escovar bem devagar em movimentos circulares, reto, pra cima e pra baixo, bem fraquinho, pra não machucar o dente e causar sangramento. E depois disso fui ao dentista conversei com o dentista e ele disse que esse é o melhor método para tratar da gengiva. E por que escolho a Colgate, por ser uma marca conceituada de ótima qualidade, (OBS: não estou com intenção de divulgar a marca e não estou sendo pagar pela Colgate), o produto é excelente, eu recomendo.

E continuo usando esses produtos mesmo com a gengiva tratada e saudável.

Espero que eu tenha ajudado :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário